Pesquisa da Dove revela o impacto das redes sociais e filtros na autoestima de adolescentes

  • 13/12/2021

Pesquisa da Dove revela o impacto das redes sociais e filtros na autoestima de adolescentes

No Brasil, a pesquisa Dove Pela Autoestima, realizada pela empresa em dezembro de 2020, revelou que 35% das 503 meninas entrevistadas já se sentiram “menos bonitas” ao verem fotos de influenciadores e celebridades nas redes sociais.

A pesquisa também mostra que 84% das jovens brasileiras com 13 anos já aplicaram filtro ou usaram aplicativo para mudar a imagem em fotos. Além disso, 78% tentam mudar ou ocultar pelo menos uma parte ou característica de seu corpo que não gostam antes de postar uma foto de si nas redes.

Esses dados comprovam a inabilidade desse grupo em não se reconhecer em imagens reais através das redes e acabam por provocar uma distorção da própria imagem. O que para um adolescente em fase de construção da própria imagem o efeito é devastador.

Na fase da vida em que eles buscam pelo reconhecimento da própria identidade e da aceitação em grupos e rodas, enfrentar tantos recursos disponíveis nas redes sociais acaba provocando baixa autoestima corporal. Dado comprovado pelo estudo da Dove onde 60% das meninas que passam de 10 a 30 minutos editando as imagens dizem ter baixa autoestima.

A pesquisa também informa que a baixa autoestima corporal é mais propensa em meninas que editam suas fotos (50%) em comparação com aquelas que não o fazem (9%). E 72% das garotas entrevistadas responderam sentir imensa pressão para serem bonitas.

Dentro deste contexto, impulsionado pelo uso excessivo das redes digitais, casos de ansiedade e depressão se tornam cada vez mais comuns entre jovens e adolescentes, além do aumento no número de tentativas de suicídios, visto que a exposição pública no ambiente virtual sempre virá acompanhada de críticas ou julgamentos. Sendo assim, junto a uma faixa etária que traz naturalmente em seu bojo, devido ao próprio ciclo da vida, traços significativos da imaturidade e da impulsividade.

Por fim, o que a pesquisa chama de “auto distorção digital” da aparência, resulta em tentativas de atender a padrões irreais de beleza e aprovação, quando 89% das jovens relatam que compartilham selfies na esperança de receber validação de outras pessoas.

Fonte: Pesquisa Dove pela Auto Estima

Imagem: Internet


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