O Poder da Escrita Terapêutica

  • 10/01/2022

O Poder da Escrita Terapêutica

Escrever livremente sobre os sentimentos, sem se preocupar com a estrutura do texto, rimas ou regras gramaticais e de forma natural, torna o ato da escrita uma valiosa fonte de autoconhecimento e fortalecimento emocional.

Como a prática explora o autoconhecimento, ela nos ensina a expressar sentimentos, organizar pensamentos, investigar traumas profundos e encontrar as respostas para conteúdos reprimidos que estão guardados dentro de nós.

No exercício, não há certo ou errado. A Escrita Terapêutica é um momento de liberdade, em que escrevemos com o objetivo de expressar aquilo que realmente estamos pensando e sentindo. Nessa prática, não precisamos nos preocupar com a gramática, com o medo de censura ou de julgamentos.

Para evidenciar sua importância, vale destacar uma pesquisa da Universidade de Baylor (EUA) na qual pacientes com câncer tiveram aceleração na recuperação quando passaram a escrever sobre as emoções relacionadas a enfermidade.

Quando escrevemos, movimentamos uma energia interna e damos vida às palavras e manifestamos a voz interior. E quando se lê depois o que escreveu é possível encontrar respostas para muitas questões e conflitos interiores. 

"Perdi muito tempo até aprender que não se guarda as palavras, ou você as fala, as escreve, ou elas te sufocam". Clarice Lispector

Algumas vantagens da escrita terapêutica já foram comprovadas cientificamente, como:

- Diminuiu o estresse

- Melhora a concentração e a memória

- Fortalece o sistema imunológico

- Traz clareza mental

- Induz a prática do autocuidado 

- Fortalece o emocional

Escrever é se conectar com a nossa essência e com os nossos mais profundos sentimentos e pensamentos. 

Fica evidente que escrever ajuda a lidar melhor com nossas emoções. Dessa forma, disponibilizamos o serviço gratuito de ACOLHIMENTO EMOCIONAL 24h, no qual, nos colocamos disponíveis para conversar por e-mail de forma solidária, sem críticas e através de total respeito, sigilo e anonimato.

Os e-mails devem ser encaminhados para o endereço: atendimento.vidaemdebate@gmail.com.

Por João Alexandre

Imagem: Internet


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes